domingo, 18 de janeiro de 2009

a velha nova safra

percebido tenho que de um tempo pra cá surgem cada vez mais novos bons atores. mas o que me causa mais estranhamento é nem sempre eles serem novos.

na série house, m.d. por exemplo. hugh laurie faz uma sensacional interpretação do doutor gregory house, um detetive médico de mau humor negro e sarcástico. talvez essa última que me facina mais. apesar da explosão sucesso chegar graças a série, hugh laurie já fazia parte de nossas vidas cinematográficas. basta assistir stuart little e reconhecer o papai do mínimo rato. ou até em o homem da máscara de ferro e olhar para um dos conselheiros do rei.



um ator que há tempos vem me supreendendo é william bradley pitt, mais conhecido como o brad. clube da luta, snatch - porcos e diamantes, onze homens e um segredo e recentemente o curioso caso de benjamin button, o marido galã de angelina jolie tem feito ótimos papéis na telona e acredito que logo ganhará o oscar.

na mesma onda vem johnny depp, jim carrey, will smith, tom cruise, leonardo di caprio... estão deixando de lado as características beleziais e encarando uma vida interpretada cinematográficamente mais... é... mais... hum... mais!

todos são atores consagrados, podres de rico e que tem no currículo diversos longas. mas todos também estão buscando o novo, o estranho, o incorreto, o magnífico auge que poucos conquistaram. é como se fossem novatos em busca da interpretação perfeita para serem um marco na história como marlon brando.

heath ledger hoje seria quem estaria mais próximo desse marco com "ennis del mar" de "o segredo de brokeback mountain" e o "coringa" em "o cavaleiro das trevas". ledger conseguiu interpretações magníficas, ultrapassando todos os limites já conhecidos por atores. ele estava quase lá.

no brasil não é diferente. grandes atores ressurgem como novatos. alguns até faz um certo tempo. é o caso de wagner moura, lázaro ramos, selton mello, rodrigo santoro... querem chegar onde paulo autran chegou e está. basta ver um dos últimos trabalhos de cada.


e acredite caro tvsemtevêior, logo chegarão.

Nenhum comentário: