terça-feira, 23 de dezembro de 2008

marcelo rubens paiva

este ano tornei-me um fã de marcelo rubens paiva, autor do livro que a maioria das pessoas já leram na época de escola e que retrata a sua vida universitária e após sofrer um acidente que o fez virar cadeirante, feliz ano velho.

fui um fiel escudeiro e leitor de sua coluna aos sábados no caderno 2 do estadão. algumas até me deram lápsos de criatividade para criar meus roteiros, porém, contudo, entretanto, nenhum finalizado. me decepcionei quando uma bela manhã deparei-me com uma outra pessoa. adriana falcão. para não jogar a leitura fora resolvi encarar tal descontentamento. gostei, mas ainda prefiro marcelo.

fico imaginando algum grande diretor nacional recriando uma de suas obras, fato que já aconteceu em 1988 com o filme feliz ano velho de roberto gervitz. não emocionou... acho que pelo fato de viver numa situação cinematográfica diferente de vinte anos atrás. também ruim não é o filme. ganhou diversos prêmios no festival de gramado do ano, mas como a maioria dos filmes ncaionais anteriores ao cinema de retomada é bom, mas não causa aquela sensação gostosa de dor no peito, sabe? paciência.
confesso que não conheço sua obra completa. o último livro que degustei foi malu de bicicleta publicado em 2004.
fantástico.
gostaria de assistir numa versão walter sallesiana. sonho seria por Krzysztof Kieslowski. talvez na próxima encarnação. imagina se fico famoso com algum de meus roteiros inacabados?

Nenhum comentário: