terça-feira, 9 de dezembro de 2008

pânico na tv X c.q.c.

chegando ao trabalho hoje me deparei com a seguinte discussão entre dois colegas:
pânico x cqc, quem é melhor?

não é a primeira vez que me pego no meio de tal debate televisivo. quem está no meio sabe que as comparações são frequentes e as opiniões diversas. por tal motivo me atreverei a revelar semelhanças e diferenças.


o pânico na tv tem seu nome transmitido na história da televisão, afinal, qual outro nos atuais ibopes conseguiu fazer um país inteiro abaixar e fazer uma maldita dança siriziense? ou melhor, arrepiou e atrapalhou cinegrafistas globais que tentavam em vão se esquivar de meros seguidores do humorístico na rua, fez com que grandes personalidades fossem de um lado para o outro como silvio santos e galvão bueno.

tecnicamente falando, o pânico tem uma edição inovadora e que talvez seja umas das causas do sucesso. fazer do erro uma piada, cortes secos de um plano para o mesmo, objetos não diegéticos invadindo a tela... tudo isso o pânico criou na televisão atual e é copiado frequentemente por outros (eu mesmo já o fiz).

a saída de dois integrantes não abalaram suas pilastras, pelo contrário, só provou que não fazem falta pois em outro canal foram incapazes de inovar.


o cqc é realmente muito bom e não seria menos já
que é comandado pelo lendário criador do repórter ernesto varella (personagem que sem dúvida é muito semelhante ao rival repórter vesgo). mas vale lembrar que não é um formato novo e sim uma vertente de um famoso programa argentino e que já existe no mundo inteiro.

com uma equipe competente e muito dinheiro no bolso, o cqc já tem suas facetas. uma delas foi a cobertura das eleições estaduais em que conseguiram criar um debate político de forma original e realmente engraçada.

quadros como o top five, cqteste, repórter inexperiente, proteste já e agora o repórter experiente, fizeram com que o humorístico fosse conhecido pelos telespectadores. uma equipe de externa inteligente com perguntas desconcertantes também merece crédito, afinal seus repórteres são do ramo a algum tempo.


na ponta do mouse estes são os critérios básicos de ambos. cada um com sua piada, seu horário, dia e emissora.
e posso afirmar que:

nem melhor, nem pior. apenas diferentes.

Nenhum comentário: